segunda-feira, 20 de abril de 2009

A Descoberta.

A descoberta.
Poet ha Abilio Machado.2008.

Esquete teatral, fruto de um exercício de improvisação de alunos... Alunas: Larissa e Juliana.


. As meninas se encontram em um consultório, sem se olharem começam o diálogo, sentadas em cadeiras opostas.

LU__Oi tudo bem, fiz sim, ficou bonito? E essa roupa fru fru?
MA__Foi presente do meu novo namorado.
LU__Que estranho NE o meu namorado deu um igual.
.Retira o casaco e a outra a vê com a roupa igual.
MA__É sério! Só que o meu tem uma mancha de batom na manga.
LU__Que foi fruto da brincadeira dele.
.As duas se olham, estranhamente Ju repete a maneira da brincadeira dele.
MA__O meu também... Coincidência não é?
LU__Pois é... Como é o nome dele?
MA__Nem eu sei direito, me reveleou que é JL, e que o L é de Lucas.
LU__ Uhm que interessante, o meu também é Lucas.
MA__Mas o que será o J?
LU__Não sei... Júlio?
MA__Jorge.
LU__João.
MA__Nunca se sabe, existe cada nome...
LU__Vocês já saíram juntos?
MA__Ainda não. O nosso primeiro encontro ia ser no jogo do Vasco, mas meu pai é coxa branca de sangue e não deixou, pois escutou a nossa conversa pela extensão, fingiu um ataque, ficou dois dias de cama e queria minha presença por perto dele, e você que faz aqui?
LU__Meu namorado se acidentou de carro, segundo ele, mas o estranho que ele só tem moto. E você?
MA__Eu vim por dois motivos, um é o meu namorado que sofreu um acidentozinho, nada muito sério só uns ossos quebrados e está todo remendado, mas o segundo é que tenho revisão no meu dentista que é um gato outra vez.
LU__Ah que legal...
MA__Que nada, porque ele quer me colocar um outro tipo de aparelho e disse que este aparelho terei de ficar pelada...
LU__Já coloquei deste aparelho, sei que não vai doer. Deixam a boca da gente sem nada, eu me senti nua, pelada...
MA__Depois de tanto tempo presa essa dentarada.
LU__Me conta, sabe o níver do teu amado?
MA__Sim, uns 11 de outubro.
LU__Credo! O meu me disse que era 12 de outubro.
.Ma olha com desconfiança.
MA__A cor dos olhos?
LU__O esquerdo é verde e o direito é azul escuro e o seu?
MA__Os meus são desta cor não vê?
LU__Ohhh. Eu falava dos olhos do teu namorado.
MA__Ao contrário do seu, o esquerdo é azul e o direito é um verde...
LU e MA__ Não pode ser.
MA e LU__Será que...
LU__Espero para o bem do bilauzinho dele que o que estamos pensando não seja verdade.
MA__Não suportaria tamanha traição, tudo menos o bilauzinho tão bonitinho.
LU__Nem imagina aquela coisinha assim servida ao meu cachorro Plutão.
MA__Eu já fui traída um dia, e minha única traição foi há muitos anos atrás e foi algo que me fez ser desonesta comigo, me incentivou a cometer atos extravagantes como comer chocolate uma vez por semana...
LU__Nossa que profanação... Chocolates.
MA__E todos em forma de coração.
LU__Mas com certeza não deve ser o mesmo, porque ele me confessou que quando pequeno foi até coroinha numa missa de um padre que voou de balão...
MA__Mas que fato engraçado, o meu pimpolhinho lindinho estudou no primário com o médico legista que investiga esses casos tão famosos, tipo esse da Isabelinha Nardoni, até do ônibus que vai virar filme do menino que morreu...
LU__Não me diga. Morreu?!
MA__Tu não soubes guria?Bah...(estarrecida)
LU__Nossa, ele é conhecido de tantas pessoas e todas próximas a tragédias do nosso Brasil...
MA__E também algumas que são tão mentirosas...
LU__Como assim?!
MA__Li numa revista que encontraram um barco viking no litoral do nordeste, e este barco chegou antes que os portugueses...
LU__É o sentido do descobrimento que atinge, o sentido é marcar o local com alguma coisa, uma bandeira sei lá... Se eles não marcaram, dançaram...
MA__Então quem descobriu a lua foi Armstrong e não Yuri Gagarin...Que não pisou nela... Mas a história professa que não...
LU__Quem nos tirou a coberta foi os bárbaros de cabelos ruivos, lindos, musculosos e conquistadores... Então? Vou começar a contar piadas sobre eles, assim eles me pagam o resfriado que peguei...
MA__Onde você vai?
LU__Na banquinha comprar um livrinho de piadas e adaptar todas para falar mal destes barqueiros gostosões que nos abandonaram e nos deixaram a estes barrigudos padeiros e com bigodões de Manuel.
AS DUAS__ Manuel foi pro céu... Foi pro céu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que achou do texto se foi doseu agrado e ofereça sugestões... Obrigado.