quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ARTE


Arte...

O que é?

Palavra de origem latina, "ars" significa técnica ou habilidade.

Segundo o dicionário Houaiss, arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana".Mas é difícil definir exatamente o que é arte.

Não existe uma resposta acabada, já que são muitas as concepções. Mesmo assim, algumas produções humanas são facilmente identificadas como "obras de arte".

Para compreender uma obra de arte, é preciso considerar o contexto em que ela foi produzida. Ou seja, a arte é influenciada por um pensamento, uma ideologia, uma época ou lugar.

Conceito relativo

É interessante pensar que muitas obras admiradas haviam sido produzidas por comunidades que sequer consideravam aquela atividade como "artística".
É o caso da arte egípcia, ou, mais próxima de nós, da arte indígena.No Egito antigo, a atividade plástica estava a serviço da religião, cujas características eram politeísmo, crença na imortalidade da alma e Juízo Final.

Os egípcios acreditavam que após a morte a alma voltaria para habitar o corpo ou algo que lembrasse o morto. Por isso, desenhavam figuras nas paredes - das pirâmides para os faraós, dentro de casa, para os mais pobres. É o que se chama "arte tumular".

Os povos indígenas também são exemplo de comunidades que fazem objetos com finalidades diversas, sem o intuito de fazer exposições em galerias, mas igualmente com alto valor artístico.

(segundo Valéria Peixoto de Alencar*Especial Pedagogia & Comunicação)

Para refletir

Observe no seu bairro se existem pessoas produzindo arte: grafite, música, dança, artesanato, fotografia. O que está sendo produzido? Podem ser consideradas obras de arte? Deixe seu comentário sobre a arte que você vê....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que achou do texto se foi doseu agrado e ofereça sugestões... Obrigado.