segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

CURSO DE ARTES -


Escrito por Administrator      
alt
CURSO DE ARTES -
É a criação de obras, como pinturas ou esculturas, utilizando elementos visuais e táteis para representar o mundo real ou imaginário. O artista plástico cria desenhos, pinturas, gravuras, colagens e esculturas, lidando com papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, programas de computador e com outras ferramentas tecnológicas. Expõe seus trabalhos em galerias, museus ou lugares públicos, ilustra livros e periódicos.

Se tiver licenciatura, pode dar aulas em escolas públicas e particulares. Por meio de técnicas de animação, editoração eletrônica e digital, faz vinhetas para a TV e sites na internet. Também gerencia acervos e mostras em centros culturais e fundações.

MERCADO DE TRABALHO
O mercado de Artes Plásticas está mais abrangente, com o aumento das possibilidades de trabalho em setores voltados à arte digital. Isso inclui criação para publicidade e conteúdo de TV. Graças às leis de incentivo à cultura, um grande filão de empregos se abre nos museus, nas galerias, nos espaços e nas fundações culturais, públicas e privadas. Muitas delas têm grandes corporações e bancos como mantenedores, o que implica recursos para contratação de curadores, monitores, coordenadores, organizadores de eventos, educadores e outros especialistas com formação em Artes Plásticas para trabalhos fixos ou como free lancers. O Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, por exemplo, mantém uma equipe fixa de estudantes e recém-formados em Artes Plásticas.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, com mais força, e nos estados do Rio Grande do Sul, do Ceará e da Bahia, cresce a demanda pelo profissional para produzir exposições e eventos. No magistério também há boas oportunidades. Quem tem licenciatura pode dar aulas em escolas do ensino infantil ao ensino médio, das redes pública e privada, e em cursos livres de artes. Outras áreas em ascensão para o bacharel são as de bens de consumo, na qual ele atua na criação e no desenvolvimento de produtos, e na criação e ilustração para mídia impressa, peças publicitárias, embalagens e audiovisual.
$ Salário médio inicial: R$ 1.000 (monitoria, produção)

O CURSO
Normalmente, você tem de provar que tem jeito para as artes plásticas ainda no vestibular, nas provas de aptidão. Na faculdade, o currículo inclui história da arte, com as diversas correntes artísticas do Brasil e do mundo. Disciplinas da área de humanas, como filosofia, estética e comunicação, são o forte do curso. A carga horária dedicada a trabalhos práticos em oficinas é grande. A partir do terceiro ano, o aluno precisa escolher um tema para um trabalho de conclusão da graduação. Também é comum a exigência de uma monografia para concluir o curso. Algumas escolas o oferecem como habilitação de Artes Visuais. Em outras, você se forma em alguma habilitação específica, como escultura ou pintura. Para lecionar, você deve fazer uma licenciatura, que pode receber denominações diferentes, como Educação Artística e Desenho.

Duração média: quatro anos.

Outros nomes: Arte; Arte (educ. art.); Arte e Mídia; Artes; Artes (anim. gráf.); Artes (artes vis.); Artes (vis.); Artes Vis.; Artes Vis. (artes plást.); Artes Vis. (des. de ilustração); Artes Vis. (des. e plást.); Artes Vis.(des.); Artes Vis. (escult.); Artes Vis. (grav.); Artes Vis. (hist., teoria e crítica de arte); Artes Vis. (pint.); Artes Vis. (tecnol. da imagem); Des.; Des. e Plást.; Educ. (artes plást.); Educ. (artes vis.); Educ. Art.; Educ. Art. (artes plást.); Educ. Art. (artes vis.); Educ. Art. (des.); Escult.; Grav.; Hist. da Arte; Pint.


O QUE VOCÊ PODE FAZER

Escultura
Criar formas tridimensionais com diversos materiais, como metais, pedra, madeira, argila ou gesso.

Ensino
Com licenciatura, dar aulas de educação artística em escolas do ensino básico. Em faculdades, lecionar disciplinas específi cas, como história da arte.

Eventos
Selecionar e classificar obras de arte para a organização de mostras e exposições.

Gravura
Desenhar figuras em relevo sobre uma superfície plana de madeira, pedra, tecido ou metal, para posterior impressão.

Multimídia
Elaborar vinhetas, ilustrações ou desenhos animados para emissoras de TV, sites da internet ou exibições públicas, empregando técnicas de animação, vídeo e computação gráfica. Planejar a exposição de obras interativas em museus e galerias.

Pintura e desenho
Representar formas em papel, telas ou paredes usando lápis, tinta, aquarela, pastel, esmalte, cera e outros materiais.

Restauração
Recuperar obras e objetos de arte antigos ou deteriorados, mantendo as características originais.


Fonte: Guia do Estudante - Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que achou do texto se foi doseu agrado e ofereça sugestões... Obrigado.