sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A Idade Média


Período de crises, fim do Império Romano, (século V) e da Peste Negra...


As roupas começaram a ser feitas em casa. As famílias criavam ovelhas e cultivavam o linho mas com o crescimento das cidades surgiram lojas especializadas dirigidas por tecelões, alfaiates e outros artesãos que confeccionavam roupa.Estes formavam corporações chamadas guildas.

Basicamente o vestuário na Idade Média é caracterizado pelas cores vivas e uso de estampados clássicos.
Os Nobres mais lustres usavam capas de cores vivas de veludo, que chegavam até aos pés e casacos com colarinhos brancos em torno do pescoço.Era um sinal de pertença á alta sociedade.



As mulheres igualmente importantes envergavam vestidos compridos e justos no busto com vários adornos  na zona das mangas e do decote.



As mais pobres usavam os vestidos geralmente de uma só cor com poucos ou mesmo sem enfeites.Usavam tranças compridas e lenços finos ou redes para cobrir a cabeça.

Usavam-se sapatos de couro pontiagudos. Os homens usavam collants debaixo de túnicas em vez de calças e os cavaleiros usavam a sua espada como adorno. Na cabeça usavam capuzes com pontas compridas.Também usavam sobrevestes que imitavam os trajes dos cruzados.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que achou do texto se foi doseu agrado e ofereça sugestões... Obrigado.