sábado, 25 de agosto de 2012

Arte aprimora cérebro infantil


Motivação e atenção sustentada modulam circuitos cognitivos
 
©YVAN DUBÉ/SHUTTERSTOCK
Atividades culturais ajudam crianças a apreender informações
De que forma a arte influencia a cognição das crianças? Essa pergunta audaciosa começa a ser respondida por Michael Gazzaniga, um dos mais respeitados neurocientistas da atualidade e autor de Ciência psicológica – Mente, cérebro e comportamento (Artmed, 2005). O psicólogo da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara está à frente de um estudo que começou há três anos e ainda deve se estender por mais cinco, mas alguns resultados preliminares já foram divulgados.

Usando técnicas de imageamento cerebral, o pesquisador observou que a participação em atividades artísticas, bem como a apreciação de obras de arte, leva a um alto grau de motivação que produz atenção sustentada e ativa diversos circuitos cognitivos do cérebro. O teatro afeta positivamente a memória, pois a criança aprende a manipular grandes quantidades de informação semântica. O gosto pelas artes plásticas está associado ao temperamento mais flexível e à maior atividade de genes relacionados ao neurotransmissor dopamina.

Gazzaniga alerta, entretanto, que quando os resultados envolvem a genética é difícil saber o que é causa e o que é conseqüência. Por isso mesmo, a próxima fase do estudo tem o objetivo de investigar se existe predisposição inata para o senso estético, ou se, ao contrário, o desenvolvimento deste é capaz de modular a expressão gênica no início da vida.

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