sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Decada de 1910



Roupas e designs na decada de 1910:
Foi o inicio dos vestidos curtos e das saias justas.
A principal característica das roupas nesta década eram:
- sem ombros;
- com ‘dobras’;
- Materias e tecidos suaves como a sedae o cetim
- Muitas decorações e rendas (nomeadamente o uso de acessórios em forma de rosas e nós)

Nesta altura a mulher começava a ter de usar calças, saias curtas e cabelo curto. Os direitos entre os homens e as mulheres começavam agora a tornar-se iguais perante a lei. A mulher podia usar o que quisesse e o que precisasse.
A principio sentiam-se muito inseguras por usar ‘roupas de homem’, mas finalmente  se deu o inicio da emancipação das mulheres e o inicio de uma nova era.
Moda nos 1910’s:
A moda era exótica e principalmente as mulheres foram ‘infectadas’ pela ‘febre oriental’. O estilista Paul Poiret introduziu no vestuário feminino itens como turbantes, penas e jóias como decoração e túnicas com imitação de pele de animais.

Maquilagem
Em 1910 as mulheres começavam a usar maquilhagem. A inventora da primeira marca de maquilhagem foi Helena Rubinstein, que inventou o pó rosado para ser usado como blush.
Neste tempo as mulheres da sociedade frequentavam ‘lojas de beleza’ para comprar produtos de maquilhagem. Porém, no tempo da primeira guerra mundial não era a altura mais própria para comprar maquilhagem, portanto as mulheres usavam um pouco de rouge nos seus labios e punham um pouco de vaselina das suas pálpebras.
Também os seus penteados mudavam. Usavam cabelos compridos e encaracolados e volumosos, mas durante a guerra as mulheres não se podiam preocupar com aspecto exterior então após o final da guerra as mulheres estavam mais maduras e não queriam mais usar um visual de meninas inocentes. Diziam até que queriam parecer-se com vampiras exóticas.
Muitos historiadores dizem que talvez tenha sido com este desejo que surgiram os filmes mudos na mesma década.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que achou do texto se foi doseu agrado e ofereça sugestões... Obrigado.