sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O sec XX - Acontecimentos que o marcaram


       Acreditamos que existem muitos factores que possam ter influenciado a moda na sociedade, tais como, no caso do sec XX, a música e as diferentes formas de pensar e estar que a música lhes transmitia. Com o séc XX podemos afirmar que foi a primeira vez que as pessoas começaram a 'sair' das suas redomas e começar a exprimirem-se mais e a exprimir a sua maneira de pensar e a sua personalidade. Com isto, acreditamos que o factor musical possa ter influenciado as pessoas a exprimirem-se mais e a viverem de acordo com as suas emoções e vestirem-se espelhando como se sentiam no seu interior.
       Para isso, decidi dar a conhecer que acontecimentos importantes que decorreram ao longo do séc XX. que de uma maneira ou de outra possam ter influenciado a maneira de sentir da população e a maneira como estes viam a vida.
    

     Visão Geral:

        No século vinte assistiu-se a uma mudança notável na maneira como um vasto número de pessoas vivia, como resultado de inovações tecnológicas, médicas, sociais, ideológicas e políticas. Termos como ideologia, guerra mundial, genocídio e guerra nuclear entraram em uso comum e tornaram-se uma influência na vida quotidiana das pessoas. A guerra alcançou uma escala sem precedentes e alto nível de sofisticação; somente na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), aproximadamente 70 milhões de pessoas morreram, principalmente devido a melhorias significativas do armamento. As tendências de mecanização de bens, serviços e redes de comunicação global, que haviam sido iniciadas no século XIX, continuaram em crescimento cada vez mais acelerado no século XX. No que diz respeito ao terror e ao caos, o século XX assistiu a muitos atentados à Paz mundial.
        Argumenta-se que o século XX remodelou a face do planeta de formas que nenhum século prévio havia feito.
Descobertas científicas, como a Teoria de Newton e a física quantica, mudaram radicalmente a visão de mundo dos cientistas, fazendo com que eles percebessem que o Universo e o cosmo era muito mais complexo do que eles haviam acreditado inicialmente, e acelerando as esperanças de que, ao final do século precedente, os últimos detalhes do conhecimento estavam por ser preenchidos.
       Acima de tudo, o século XX se distingue da maior parte da história da humanidade, já que as suas mudanças mais significativas foram direta ou indiretamente econômicas e tecnológicas por natureza. O desenvolvimento econômico foi a força por trás de grandes mudanças no cotidiano, em nível sem precedentes na história humana. As grandes mudanças dos séculos anteriores ao XIX eram mais conectadas com idéias, religião ou conquistas militares, e o avanço tecnológico fez apenas pequenas mudanças na riqueza material de pessoas comuns. No curso do século XX, o Produto Interno Bruto mundial per capita se multiplicou por cinco, muito mais do que em todos os séculos anteriores combinados (incluindo o XIX, com a Revolução Industrial). Muitos economistas dizem que isso subvaloriza a magnitude do crescimento, já que muitos dos bens e serviços consumidos ao final do século, como as melhorias da medicina (que teve como conseqüência o crescimento da expectativa de vida em mais de duas décadas) e tecnologias de comunicação, não estavam disponíveis por nenhum preço em seu início.
       Contudo, o abismo entre os mais ricos e os mais pobres do mundo nunca foi tão grande, e a maioria da população global permaneceu no lado pobre. Mesmo assim, os avanços em tecnologia e medicina tiveram um grande impacto mesmo no hemisfério sul. Indústrias de grande escala e mídia mais centralizada tornaram ditaduras brutais possíveis em uma escala sem precedentes em meados do século, levando a guerras de proporções históricas, apesar do crescimento das comunicações ter contribuído para a democratização.


    No ramo da cultura e do entretenimento:


  
  • No início do século, Paris é a capital artística do mundo, onde tanto escritores, compositores e artistas franceses quanto estrangeiros se encontram.
  •  
  • Filmes, música e a mídia tiveram uma grande influência na moda e tendências em todos os aspectos da vida. Como muitos filmes e músicas se originaram dos Estados Unidos, a cultura americana se espalhou rapidamente por todo o mundo.

  • Após ganhar direitos políticos nos Estados Unidos e grande parte da Europa na primeira parte do século, e com o advento de novas técnicas de controle de natalidade, as mulheres tornaram-se mais independentes ao longo do século.
  • Os estilos de música Rock n' Roll e Jazz foram desenvolvidos nos Estados Unidos, e rapidamente tornaram-se formas dominantes de música popular na América do Norte, e mais tarde, no mundo. Os Beatles, uma banda britânica de Rock & Roll dos anos 60, tornou-se o maior sucessos de todos os tempos, e isso é creditado, em seus últimos álbuns experimentais, mudando permanentemente o que era possível imaginar na música popular.

  • A arte moderna desenvolveu novos estilos como o expressionismo, cubismo e realismo.
  • O automóvel forneceu de forma ampla capacidades crescentes de transporte para um membro comum das sociedades ocidentais na primeira metade do século, espalhando-se ainda mais com o passar do tempo. O desenvolvimento urbano por quase todo o Ocidente focou no transporte por carro. O carro tornou-se um símbolo máximo da sociedade moderna, com estilos de carro que expressam o estilo de vida de seus donos.
  • O desporto tornou-se parte importante da sociedade, tornando-se uma atividade não apenas para os privilegiados. Assistir os esportes, mais tarde também pela televisão, tornou-se uma atividade popular


  • Fontes: wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9culo_XX)
    Texto e pesquisa por: Andreia Castro

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Comente o que achou do texto se foi doseu agrado e ofereça sugestões... Obrigado.