segunda-feira, 10 de setembro de 2012

“CÓDIGO H2O”

O Departamento de Cultura o Ministério da Cultura e a Caterpillar tem um convite especial pra você!

Em anexo: Convite eletrônico Código h2o 
Imagem inline 1
Segundo a UNESCO, a cultura deve ser lembrada como o desenvolvimento permanente de um conjunto de características espirituais, materiais, intelectuais e emocionais relacionadas a uma sociedade ou grupo social. Ela abraça - em conjunto com as artes e a literatura - estilos de vida, modos de se relacionar, sistemas de valores, tradições e crenças . O modo como utilizamos e valorizamos os recursos naturais constituem uma parte importante da identidade cultural de uma sociedade.
A vida na Terra e o desenvolvimento do homem em todos seus aspectos - cultural, social e econômico - foram, desde o início, pautados pelos quatro elementos. A descoberta do fogo, as diversidades geológicas e a manipulação do solo, as condições atmosféricas e a abundância ou falta d’água criaram modos de vida distintos e culturas completamente diferentes ao redor do globo. Contudo, dentre todos esses fatores, a água é o único fator essencial para vida como a conhecemos, e através de seus ciclos - do ar para a terra para o mar e de volta para o ar - a água molda nosso planeta e praticamente cada aspecto das nossas vidas. Todos os seres vivos precisam de água - ela é essencial para as reações químicas da vida.
Por causa de seu papel fundamental na vida, a água tem uma forte dimensão cultural. Sem uma melhor compreensão e consideração dos aspectos culturais das questões relacionadas à água, nenhuma solução sustentável pode ser encontrada.
Dessa forma, promover o diálogo cultural para encontrar soluções para os problemas relacionados à água é de extrema importância. O método para atingir tal objetivo é proporcionando um espaço para expressões artísticas relacionadas às questões da água, de maneira que informação e conhecimento sejam trocados. Ilustrações, fotografias, materiais audiovisuais e artes cênicas são as ferramentas necessárias para levar essa mensagem para além das fronteiras culturais.
Dessa maneira nasceu a ideia para a realização de “CÓDIGO H2O”, uma instalação cênica para crianças e adultos onde, com a ajuda das ferramentas descritas acima, informações relacionadas à água e cultura sejam criadas, trocadas e disseminadas na comunidade, envolvendo famílias, escolas e organizações civis. 

Você é nosso convidado especial!
Imagem inline 1
Att
 Ministério da Cultura, Caterpillar e Depto de Cult. de Campo largo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que achou do texto se foi doseu agrado e ofereça sugestões... Obrigado.